Transformação dos Sistemas de Informação do IMPIC

As necessidades de atualização das ferramentas informáticas no IMPIC, obrigam a criar um Sistema de Informação suportado numa infraestrutura composta por um conjunto de aplicações que darão resposta na execução dos processos, à disponibilização da informação necessária e ao cumprimento da visão e missão do Instituto.

Verifica-se a existência de aplicações com elevado grau de obsolescência, com base em linguagem já descontinuada dos sistemas atuais (por exemplo Adobe Flash Reader ou Sharepoint server 2007), que criam elevadas fragilidades e ineficiências aos processos existentes no IMPIC.

Para responder às exigências de prestação de serviços aos agentes económicos e aos cidadãos com qualidade e eficácia é necessário definir uma Arquitetura de Sistemas de Informação (ASI) que garanta a Transformação Digital do IMPIC.

A ASI, após definida e documentada, é o referencial de tudo o que venha a ser definido, desenvolvido e implementado (internamente ou recorrendo a entidades fornecedoras externas) no âmbito de desenho de processos e atividades, elaboração de procedimentos, aplicações e plataformas computacionais.

A ASI será explicitada através de blueprints suportados em técnicas e nomenclaturas normalizadas e standards, que irão representar os diferentes níveis - Negócio, Sistemas de informação e Infraestrutura.

Pretende-se assim transformar os Sistemas de Informação do IMPIC, com uma nova arquitetura de sistemas, integrada com os serviços do estado conforme a imagem seguinte:

Esta iniciativa terá, entre outros que posteriormente serão divulgados, os seguintes pilares:

1.   Reformulação das aplicações existentes

Atualizar as aplicações do IMPIC que se encontram com elevado grau de obsolescência, alinhando as mesmas aos procedimentos existentes para ganhos de eficácia relevantes para o cidadão e empresas reguladas, tornando-as compatíveis com os sistemas operativos existentes no mercado.

2.   Área reservada do Portal do IMPIC

Pretende integrar todos os serviços prestados pelo IMPIC às empresas reguladas e seus representantes legais, com o objetivo de agilizar e tornar eficientes todos os processos do Instituto.

3.   Cadastro de Empresas

Pretende-se ter uma visão ampla entre sistemas do histórico de cada empresa, interligando as áreas da qualificação, inspeção, sancionamento e contraordenações, obtendo-se informação dos pontos de contatos existentes ao longo do tempo entre as empresas e o IMPIC, I.P.

07/10/2021