Instruções para assinatura das Comunicações Obrigatórias de Atividades Imobiliárias

 

O processo de assinatura é o seguinte:


Na área reservada, no menu SERVIÇOS ONLINE, estão disponíveis as opções para as Comunicações Obrigatórias de Atividades Imobiliárias. Consoante a que selecionar, visualiza uma série de separadores/painéis para preencher. No último painel, tem uma área para anexação dos documentos relativos à comunicação, e um botão  para gerar um PDF relativo à comunicação.

Atenção: dispõe no máximo de 30 minutos desde que descarrega o pdf para assinar, voltar ao formulário, selecionar o ficheiro assinado e submeter a Comunicação.


Abra o PDF que descarregou, sem fechar a página do browser com o formulário da comunicação que está a preencher (embora a possa minimizar).


A este PDF, que já está assinado pelo IMPIC, deve ser adicionada apenas uma assinatura, sem sobrepor a assinatura do IMPIC e sem estar colada aos limites da página.


Pode assinar com Cartão de Cidadão (CC) ou Chave Móvel Digital (CMD), ou com recurso ao Adobe Acrobat.


  • - Consulte aqui como assinar documentos digitais com Cartão de Cidadão (CC) ou Chave Móvel Digital (CMD).

  • - Se pretende assinar com o Adobe Acrobat:

Clique no separador Ferramentas, e a seguir no ícone Certificados.

Depois, prima a opção Assinar Digitalmente. Vai surgir uma caixa com a informação de como proceder para desenhar a área onde quer que surja a assinatura, carregue em OK.

A seguir, desenhe, sem encostar às margens e sem sobrepor a assinatura digital do IMPIC, a área onde quer colocar a assinatura, a qual surgirá numa cor sombreada.

Ao largar o botão do rato, surgirá uma caixa com os certificados que tem disponíveis para a assinatura.

Selecione o certificado que pretende.

Atenção: caso vá utilizar o certificado do Cartão de Cidadão deve colocar o cartão no leitor.

A seguir, carregue em Continuar. (Dependendo do tipo de certificado, poderá surgir uma caixa onde lhe é pedido para introduzir o PIN de assinatura.).

Se o processo de assinatura for bem-sucedido irá surgir na área que anteriormente desenhou a assinatura digital.


A seguir retorne à aplicação e carregue no botão .


Aparecerá uma caixa que lhe permitirá ir selecionar o ficheiro PDF anteriormente assinado.


Deverá surgir então uma mensagem indicando que o ficheiro foi importado.


Finalmente, bastará carregar no botão  para finalizar a comunicação ao IMPIC.

Surgirá então no canto superior direito a mensagem:  




19/04/2022