Exemplo para assinatura digital de um documento pdf relativo a uma Comunicação Obrigatória com recurso ao Adobe Acrobat


Após ter carregado no botão Descarregar para assinar, abra o pdf que descarregou (eventualmente com dois cliques) sem fechar a página da nossa aplicação.


Na barra de tarefas deve surgir o ícone do Adobe Acrobat. Clique em cima desse ícone.


Deverá visualizar o documento relativo à comunicação aberto no Adobe Acrobat. Clique no separador Ferramentas.


E a seguir, clique no ícone Certificados:


Depois, prima a opção Assinar Digitalmente (ver seta vermelha na imagem abaixo):


Vai surgir uma caixa com a informação de como proceder para desenhar a área onde quer que surja a assinatura, carregue em OK.


A seguir desenhe a área onde quer colocar a assinatura (sem sobrepôr à assinatura do IMPIC) a qual surgirá numa cor sombreada, normalmente, azul-claro ou cinza.


Ao largar o botão do rato, surgirá uma caixa com os certificados que tem disponíveis para a assinatura.

Selecione o certificado que pretende (1).

Atenção: caso vá utilizar o certificado do Cartão de Cidadão, deve colocar o cartão no leitor.

A seguir, carregue em Continuar (2).


Dependendo do tipo de certificado, poderá surgir uma caixa onde lhe é pedido para introduzir o PIN de assinatura.

Se o processo de assinatura for bem-sucedido irá surgir na área que anteriormente desenhou a assinatura digital.


--- Fim de instruções para assinatura digital de um pdf, fora da aplicação do IMPIC ---

A seguir retorne à aplicação e carregue no botão Selecione o ficheiro assinado.


Aparecerá uma caixa que lhe permitirá ir buscar o ficheiro pdf anteriormente assinado.


Deverá surgir então uma caixa indicando que o ficheiro foi importado (passo 3 na nossa aplicação).


Finalmente, bastará carregar no botão SUBMETER para finalizar a comunicação e a registar no IMPIC (passo 4).


Surgirá então no canto superior direito a mensagem:



04/05/2022